4 min de leitura
25 Jul
25Jul

O vídeo é o tipo de conteúdo mais comum nas mídias sociais no momento. Ele permite que você leve sua mensagem e a compartilhe de uma maneira rápida e visualmente atraente. Mas, devido à crescente competição, fazer vídeos que se destacam pode ser um trabalho árduo, por isso resolvemos fazer este artigo com tudo o que você precisa saber para começar as suas produções hoje mesmo!


1- Crie um roteiro

A escrita de roteiros é o primeiro passo na criação de vídeos. O roteiro ajuda a decidir tudo o que você quer incluir, mas deve responder perguntas básicas como: Qual é a mensagem do vídeo? Qual será o tom? Quem falará? Qual o tempo de duração?

Quando você escreve um roteiro, ele não precisa conter as palavras exatas que você vai dizer na câmera, mas sim ajudá-lo a se orientar sem se perder. Os vídeos de melhor performance nas redes sociais geralmente seguem um roteiro nessa estrutura:

  1. Título: É interessante começar com um título que resume todo o assunto, mas de uma maneira interessante para captar a atenção da sua audiência.
  2. Tópicos: Considerando que seu conteúdo irá causar uma transformação na sua audiência, esses tópicos precisam descrever o passo a passo para o usuário sair do ponto A (como ele estava antes de assistir) para o ponto B (onde ele estará após assistir seu vídeo).
  3. Conclusão: É importante sempre finalizar seus vídeos com uma CPA (Chamada para ação), seja ela pedindo para o usuário curtir, compartilhar, comentar, etc ou informando sobre algum conteúdo em outros canais de comunicação, podendo fazer a mesma pessoa te acompanhar em redes sociais diferentes.

O roteiro também ajuda você a visualizar seu produto final e dá um resumo sobre sua estrutura.


2- Selecione um local para o vídeo

Opte por um aspecto mais profissional! Uma boa opção é um escritório, um local que tenha uma parede branca ou de apenas uma cor, mas que seja próximo de uma fonte de luz.

Caso não possua um equipamento [linkar com artigos sobre equipamentos], janelas são ótimas fontes de iluminação, então certifique-se de gravar em frente à uma para que a luz que entre através dela ilumine seu rosto inteiro ou parcialmente. 

Além disso, é importante se atentar para a gravação de áudio, pois o mesmo carrega metade da responsabilidade de um bom vídeo, por isso chamamos de audiovisual. Certifique-se que o local seja silencioso para não “sujar” sua gravação e criar distrações. O ideal é investir em um microfone de lapela para obter a melhor qualidade possível.


3- Prepare-se para a gravação

Roteiro finalizado, local encontrado, agora é luz, câmera e ação, certo? Ainda não! Você ainda precisa preparar seu cenário, equipamentos de imagem e áudio.

Obs: Como estamos falando sobre vídeos para redes sociais, é importantíssimo que você grave com a imagem vertical, pois é nesse formato que utilizamos as plataformas no celular.

Posicione o tripé bem em frente à você de uma maneira em que a sua luz não fique exatamente na sua frente. Observe que a sua iluminação se torna muito mais interessante quando fica em torno de 45°, pois, além de iluminar grande parte do objeto de interesse (você), também cria uma profundidade através das sombras, deixando sua imagem mais interessante.

Existem formas mais sofisticadas de criar uma boa iluminação que são utilizadas por profissionais da área, como Filmmakers.

Observe se não existem objetos fora ou no lugar errado no plano de fundo da sua imagem. Esses objetos podem se tornar distrações e acabarem por tirarem o foco do espectador.

Mantenha o roteiro sempre perto de você, para não acontecer de alguma informação passar despercebido. Imagine ter todo um trabalho para criar um conteúdo de valor e não expor à sua audiência?

Feito isso, iremos para o próximo passo…

4- Gravação do vídeo

O segredo é entender que está realmente conversando com seu público ao invés de pensar que é apenas uma câmera.

Essa habilidade é algo que com o tempo será aprimorada, mas existem coisas que podem acelerar o processo, exemplo: Criar o hábito de gravar Stories para o Instagram, pois isso irá aumentar a naturalidade da sua fala em frente às câmeras.

É importante que você reserve um tempo generoso para fazer essa atividade, pois caso não tenha prática nisso, fazê-la com pressa pode prejudicar o seu desempenho. Não se engane, o espectador perceberá isso!

5- Edição


Editar vídeos para redes sociais é muito mais simples do que parece. É sempre bom evitar deixar espaços silenciosos entre uma frase e outra, tente cortar esses momentos para o vídeo se tornar mais dinâmico. Efeitos de zoom in e zoom out também são interessantes para a imagem não ficar sempre estática.

É interessante observar quais músicas estão sendo mais utilizadas para colocar no seu vídeo e receber mais visualizações.

Muitas empresas contratam Filmmakers para auxiliar nesse trabalho, pois são profissionais preparados com recursos e equipamentos adequados para obter um ótimo resultado.

Se você deseja vídeos que tenham um aspecto mais profissional e que gere mais valor para seu negócio, clique aqui para obter informações.

Agora só resta salvar e realizar o upload do seu vídeo nas suas plataformas de comunicação!

Tem alguma dúvida de por onde começar a produzir seu conteúdo? Comenta aqui embaixo que vamos te responder.

Alany Renata - Copywriter e Gestora de Tráfego Freelancer