2 min de leitura
19 Sep
19Sep

A iniciativa de criar conteúdo de vídeo marketing é um passo importantíssimo para gerar valor ao seu negócio, inclusive, já falamos sobre o motivo de começar a produzir

Mas, hoje, vamos te ensinar 5 maneiras de deixar seus vídeos mais profissionais.


1. Imagem

Talvez você imagine que a imagem que vamos falar agora seja a captação dos vídeos, mas na verdade é sobre sua aparência! Como diz Harvey Spector na série SUITS “As pessoas respondem ao modo como estamos vestidos, gostando ou não, é isso que você tem que fazer”.

É entendido que o primeiro estímulo que as pessoas têm quando assistem um vídeo é o visual e a maneira como você se porta não apenas diante das câmeras, mas também nos bastidores, vai influenciar em como sua audiência te enxerga.

2. Oratória

Essa habilidade é muito importante pois se trata de se expressar de uma forma clara, objetiva e estruturada e é importantíssimo aprendermos isso quando se trata de comunicação em redes sociais, por exemplo, pois precisamos passar uma mensagem de maneira rápida e completa.

Não sobra espaço para gaguejos.

3. Iluminação

Uma boa iluminação é essencial para um vídeo de alta qualidade, talvez até mais importante do que uma câmera excelente. Mas o segredo não está em equipamentos e sim no conhecimento! Existem diversos esquemas de luzes, mas vamos te apresentar o mais simples porém de muita qualidade.

3.1 Iluminação de três pontos:

Um dos esquemas mais comuns quando se trata de gravar vídeos, é o da iluminação de três pontos. Ele é simples, rápido de montar, não exige tanto em termos de equipamento e vai deixar seu vídeo com uma iluminação profissional.

Você vai precisar apenas de uma luz principal, que é que vai iluminar o objeto principal da cena (geralmente posicionada entre 15º e 45º) e pode ser uma janela ou uma softbox, é um bom equipamento para começar a melhorar sua iluminação. Uma luz de preenchimento, que deve ser bem menos intensa, pois sua intenção não é remover as sombras deixadas pela luz principal e sim suavizá-las, portanto, ela é posicionada no lado oposto da principal.

E, por último, a luz de fundo, que pode ser um abajur ou algum objeto luminoso decorativo, pois a intenção é trazer uma profundidade, mas de forma discreta. Ela ficará posicionada no fundo da sua imagem (pode até ser colorida se preferir).

4. Áudio

Um áudio de qualidade é tão importante quanto a imagem para comunicação de qualquer negócio através de vídeos. Uma prova disso é que quando a sua internet fica instável, o Netflix baixa a qualidade do vídeo e o áudio continua na máxima qualidade, tamanha importância do áudio. 

Lembre-se, as pessoas percebem quando um vídeo é amador, quando o áudio não tem o mesmo cuidado na captação que o vídeo... um microfone de lapela para evitar captação de ruídos externos é uma ótima opção, por exemplo.

5. Pós-Produção

Depois de realizar todas essas etapas, você ainda pode encarar o seu vídeo e sentir que algo está faltando!Isso acontece pois a pós-produção nos permite trazer um enriquecimento de vários aspectos como cores, fundo musical, efeitos visuais, etc.

Mas como funciona o processo de pós-produção?

Você precisa de 3 coisas, sendo elas: selecionar as imagens, editar e analisar.

Na seleção de imagens você precisa ordenar as cenas de acordo com o seu roteiro. Uma dica para isso é, após descarregar as imagens no seu computador, separar as imagens de cada cena em pastas. Lembre-se: A organização irá tornar seu trabalho muito mais rápido! 

Na etapa da edição, existem diversos softwares de edição de vídeo disponíveis, porém os mais populares são Adobe Premiere, Final Cut Pro X e DaVinci Resolve. Com eles você poderá fazer cortes de cenas, linha do tempo com sistema de camadas de vídeo, desvincular o áudio do vídeo, efeitos de transições de imagem, ajustes de correção de cores, e uma infinidade de outras funções.

Esse último processo pode ser o mais importante de todos, que é analisar todo o material antes dele ser publicado. 

Quando analisamos, conseguimos enxergar detalhes que podem não ter sido percebidos anteriormente e evitar possíveis erros. Sempre realize essa análise com o roteiro em mãos.

Você já fazia alguma dessas coisas? Comenta aqui embaixo e fala pra gente o seu nicho!

Alany Renata - Copywriter e Gestora de Tráfego Freelancer